| ÁREA RESERVADA | IDIOMA:

Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão

Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Ensaios clínicos

O Dia Internacional dos Ensaios Clínicos é celebrado a 20 de Maio de cada ano para assinalar o dia em que James Lind iniciou o seu célebre ensaio sobre o escorbuto em 1747, lançando as bases da investigação clínica moderna. A data foi criada em 2005 pela “European Clinical Research Infrastructures Network” (ECRIN), com o objectivo de promover a comunicação e a coordenação da investigação clínica entre países, e melhor atender às necessidades dos pacientes em todo o mundo. É uma oportunidade para dar a conhecer junto do grande público a importância dos progressos resultantes da pesquisa clínica.

Em Portugal, de acordo com os últimos dados publicados pelo Infarmed, a área de investigação clínica tem tido um crescimento exponencial, sendo que o número de ensaios clínicos autorizados, passaram de 87 para 144 nos últimos 5 anos. Estes números demonstram o interesse crescente nesta área e são o reflexo do trabalho de vários profissionais de saúde em todo o país. Na última década, a maior parte da investigação em Portugal é realizada na área das terapêuticas oncológicas, acompanhando a tendência que se verifica a nível mundial.

Sendo uma das principais metas do GECP a promoção da investigação na área dos tumores torácicos a nível nacional, não poderíamos deixar de assinalar esta data.

Posted in notícias
©2021 Copyright GECP