Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão

ENSAIOS

Um ensaio clínico é uma experiência controlada, realizada com as máximas garantias éticas, regulamentares e médicas, que permite avançar o conhecimento numa determinada área. Quando surgem tratamentos novos, temos que ter a certeza que são mais eficazes e mais seguros que os que já existem, e essa comparação é feita através dum ensaio clínico para assegurar que tenha validade científica e cumpra as normas éticas.      

Quando os ensaios são propostos os medicamentos em estudo já foram testados anteriormente para assegurar a sua segurança nos seres humanos.  Os ensaios clínicos são desenhados cuidadosamente por uma vasta equipa, projectados para serem úteis e seguros. Os médicos responsáveis pelo ensaio em cada Centro avaliam novamente o ensaio, e se o consideram apropriado para os doentes que seguem, submetem-no à comissão de ética do hospital e às autoridades regulamentares de saúde portuguesas que têm de considerar o estudo adequado e a sua realização oportuna, antes  que possa ser iniciado.    

De acordo com a Declaração de Helsínquia, o doente é sempre a maior prioridade para um médico, acima do conhecimento e do seu desejo de investigar. O participante num ensaio  será tratado nas melhores condições e está  protegido para que o estudo  não o prejudique. A pessoa que aceitou participar num ensaio pode decidir abandonar o estudo em qualquer altura sem dar qualquer explicação, não sendo nunca prejudicada por essa decisão. 

Participar de um ensaio clínico é, acima de tudo, um acto de generosidade, porque na maioria das vezes as conclusões servem sobretudo para os futuros doentes.

ensaios_gecp_
Don`t copy text!