PLANO DE AÇÃO 2026 Propomos...
ACTIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO
Dinamizar o ensaio EPICAT.
Promover e patrocinar ensaios da iniciativa do investigador.
ACTIVIDADE CIENTÍFICA
Realizar uma reunião no início do ano (Reunião de Brainstorming) e o 3.º Congresso Português do Cancro do Pulmão.
Publicar os Consensos para o Diagnóstico, Estadiamento, Tratamento e Seguimento do Cancro do Pulmão em revista (s) indexada(s).
PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE
Continuar a criar campanhas de sensibilização e comunicação, tanto digitais como presenciais, junto do público em geral. Em 2026, vamos repetir a Caminhada no Ritmo da Saúde (3.ª edição).
Promover e apoiar estratégias que reforcem o diagnóstico precoce e a implementação do rastreio do cancro do pulmão em Portugal.
ADVOCACY
Continuar a lutar por cuidados de excelência em oncologia pulmonar e torácica, fortalecendo a colaboração estreita com os responsáveis pelas políticas de saúde na definição de estratégias eficazes para o combate às doenças oncológicas.
PARCERIAS
Manter as parcerias com:
• iOncoCare
• Aliança para o Cancro do Pulmão
• CPSA (Conselho Português para a Saúde e Ambiente)
• AEOP (Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa)
ACTIVIDADE DE DIVULGAÇÃO NA SOCIEDADE
Continuar o processo de indexação e dinamização da Revista do GECP – THORAC;
Continuar a dinamizar o website do GECP na internet;
Manter as newsletters mensais para os sócios;
Manter a publicação de conteúdos nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn), adaptadas a cada canal e com diversos formatos (imagens, vídeos, links) de acordo com a natureza da informação transmitida;
Manter a assessoria mediática regular, com envio de Comunicados de Imprensa e propostas de divulgação aos media, mantendo o GECP e o seu âmbito de ação na agenda mediática.
Outubro 2025
Direção GECP
