| ÁREA RESERVADA | IDIOMA:

Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão

Entrevista Dr. Ulisses Brito

Na “Mesa-redonda: Estádios avançados” estiveram em discussão as melhores abordagens terapêuticas no tratamento dos estádios avançados do cancro do pulmão. O Dr. Ulisses Brito, moderador da sessão, destacou alguns dos avanços registados nos últimos anos.

“Há 5/10 anos a esperança média de vida doente em estádio IV era de 10/15% no máximo e, neste momento, já temos ensaios clínicos com avaliação a 5 anos de doentes em estádio IV que têm uma sobrevida aos 5 anos de cerca de 22/25%”, sublinha o especialista. Acrescenta que “há 20 anos tínhamos apenas a quimioterapia sem objetivos específicos e, agora, temos terapêuticas dirigidas no sentido de melhorar a resposta, a qualidade de vida e a sobrevida dos doentes”.

Sobre as terapêuticas mais promissoras, o especialista destaca a “quimioterapia e a imunoterapia”, mas refere também a existência de “fármacos que começam a ser investigados com novas moléculas e novos marcadores que ainda estão em fase de investigação, que ainda não foram introduzidos no mercados e, por isso, ainda não nos podemos pronunciar sobre eles”.

Para conhecer as mensagens-chave do Dr. Ulisses Brito assista ao vídeo.

Posted in congressos, entrevista, notícias, vídeo
error: ©GECP2025