Hoje recordamos a presença da Dr.ª Carina Gaspar, pneumologista e Membro do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), no programa Fala Portugal, da TV Record Europa, no âmbito do Dia Mundial sem Tabaco.
A Dr.ª Carina Gaspar começa por comentar os recuos do Governo em relação à proposta de lei anti-tabaco referindo que “as sociedades científicas têm-se unido para que as medidas sejam mais ambiciosas”. Sobre a limitação dos locais onde é permitido fumar, a especialista defende que “o impacto pode ser muito positivo porque um dos aspetos mais importantes é proteger as gerações mais jovens de todas as formas de tabaco”.
As consultas de cessação tabágica e a terapêutica de substituição da nicotina também foram temas abordados durante a entrevista. “É preciso ajudar as pessoas que querem deixar de fumar através de consultas, mas é necessário retomar o trabalho que estava a ser feito antes da pandemia”, explica. “Por outro lado também existiram recuos no que diz respeito à comparticipação dos medicamentos para a cessação tabágica com a descontinuação do medicamento mais utilizado, sendo que a alternativa existente atualmente é extremamente cara e não tem qualquer comparticipação”, acrescenta.
A pneumologista enumera ainda os vários benefícios em deixar de fumar e deixa conselhos para quem o quer fazer. Finaliza a entrevista com um alerta sobre começar a fumar em idades muito jovens mencionando que, “os malefícios são maiores porque ainda há um desenvolvimento do organismo e porque a tendência é que estes hábitos se mantenham, sendo cumulativos ao longo dos anos”.
Recorde a entrevista da Dr.ª Carina Gaspar ao assistir ao vídeo.