Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão

Novas guidelines da ESMO para o diagnóstico, tratamento e seguimento do cancro de pulmão de pequenas células

As guidelines da European Society of Medical Oncology (ESMO) são publicações que guiam a prática clínica dos Oncologistas na Europa e no mundo, pela sua reconhecida qualidade. Todas as recomendações são compiladas por um grupo multidisciplinar de especialistas, sendo baseadas na evidência científica disponível e na opinião coletiva dos autores.

A 14 de Abril de 2021 a ESMO publicou uma versão atualizada das guidelines sobre cancro do pulmão de pequenas células (CPPC), uma das mais agressivas formas de cancro do pulmão, cujo prognóstico pouco melhorou durante décadas, em virtude de terem ocorrido escassos progressos nas terapêuticas disponíveis. Contudo, mais recentemente temos assistido a um interesse renovado na investigação no CPPC, que está finalmente a dar frutos em termos de novas opções terapêuticas, o que justifica a necessidade de atualização das recomendações na abordagem desta doença.

Esta publicação cobre o diagnóstico clínico e patológico, estadiamento e avaliação de risco, tratamento e seguimento. Destaque para os algoritmos de tratamento da doença locoregional, avançada e recorrente. Temas prementes como o lugar da imunoterapia no tratamento do CPPC, e a indicação para irradiação cerebral profilática são também discutidos neste artigo. Um artigo a não perder!

 

 

Posted in notícias
Don`t copy text!