O Dia Internacional da Mulher celebrou-se ontem e a RTP não quis deixar de assinalar o tema com uma reportagem sobre o aumento de casos de cancro do pulmão nas mulheres jovens, da autoria da premiada jornalista, Paula Rebelo.
Na reportagem pode ouvir-se o testemunho de Cristina Coelho que luta contra o cancro do pulmão há 10 anos. “Tinha 12 anos quando comecei a fumar e achava que o tabaco me ia tornar mais adulta”, refere. Cristina também menciona as mudanças que ocorrem na vida das pessoas quando estas deixam de fumar, dizendo que “a qualidade de vida que se ganha é muito grande, sem esquecer a parte económica que também é muito importante”.
A reportagem integrou também a perspetiva médica com as declarações da Dr.ª Joana Cardia, radioncologista no IPO do Porto. “O cancro do pulmão tem vindo a aumentar especialmente na mulher jovem, aumento esse que é preocupante e resultante, não só da mudança dos hábitos tabágicos do sexo feminino, como também das alterações genéticas e estado hormonal da mulher”.
A especialista alerta ainda para importância de valorizar o diagnóstico num grupo que até agora não era considerado de risco, referindo que, “um quadro de tosse arrastada, cansaço e emagrecimento podem justificar um estudo de despiste de cancro do pulmão que, até há poucos anos, não seria um diagnóstico provável”.
Se não teve oportunidade de ver a reportagem no Jornal da Tarde da RTP, veja agora o vídeo na íntegra.