O medicamento Tecentriq (atezolizumab) obteve autorização da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) para ser utilizado em meio hospitalar em novas indicações de tratamento do cancro do pulmão.
Segundo o deferimento publicado recentemente no website do Infarmed, Tecentriq (atezolizumab), em combinação com carboplatina e etoposido, é indicado para o tratamento de primeira linha de doentes adultos com cancro do pulmão de pequenas células, doença extensa (CPPC-DE). Importa referir que esta é a primeira inovação terapêutica em mais de 20 anos para estes doentes.
Adicionalmente e de acordo com esta nota divulgada publicamente, Tecentriq (Atezolizumab) em monoterapia é indicado no tratamento de primeira linha de doentes adultos com Cancro do Pulmão Não-Pequenas Células (CPNPC) metastático cujos tumores têm uma expressão de PD-L1 em ≥ 50% das células tumorais (CT) ou em ≥ 10% das células imunes infiltrantes de tumor (CI) e que não têm CPNPCm EGFR mutado ou ALK-positivo.
Paralelamente, assistiu-se ainda ao financiamento da ampola de 840mg, o que permite agora uma maior flexibilidade posológica com Atezolizumab. Tecentriq (Atezolizumab), em combinação ou em monoterapia, podendo ser administrado: 1) a cada 4 semanas – 1680 mg (2 ampolas de 840 mg); 2) a cada 3 semanas – ampola de 1200 mg; 3) a cada 2 semanas – ampola de 840 mg.
Boas notícias para o panorama nacional na disponibilização de tratamentos para os doentes com cancro do pulmão.
Saiba mais sobre os relatórios públicos no site do Infarmed, ao fazer pesquisa por “Atezolizumab” na página do medicamento.