Para assinalar o Dia Mundial sem Tabaco, o Dr. Paulo Costa, membro da Direção do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), esteve hoje presente na rubrica Consulta Aberta da Manhã Informativa do Porto Canal.
O tabaco mata cerca de 12.000 portugueses por dia, “um número preocupante devido à mortalidade e ao sofrimento associados”, refere o médico radioncologista. “Para além do cancro do pulmão, que é a doença mais associada ao tabagismo, o hábito de fumar provoca também muitas outras doenças e esse número é o reflexo disso”, acrescenta.
O Dr. Paulo Costa comentou também a questão da iniciação precoce do hábito de fumar, referindo que “as novas formas de consumo de tabaco têm vindo a ganhar terreno nas faixas etárias mais jovens, apesar de serem tão nocivas como o tabaco convencional”.
Foram ainda debatidas as novas alterações à lei do tabaco e as consultas de cessação tabágica, sendo que sobre este último tópico o especialista deixa o apelo que “hoje em dia as pessoas não estão sozinhas e há, quer ao nível hospitalar quer ao nível dos centros de saúde, uma capacidade de referenciar e orientar os doentes para uma consulta que os vai ajudar a deixar de fumar”, finaliza.