Ontem, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) marcou presença na rubrica Consulta Aberta, da Manhã Informativa do Porto Canal, com o Dr. Paulo Costa, membro da Direção.
Foram quase 10 minutos de conversa que começaram por esclarecer o porquê do aumento de casos de cancro do pulmão entre as mulheres nos últimos anos. “Existem vários motivos para o cancro do pulmão estar a aumentar e, um deles, está relacionado com as campanhas de marketing das tabaqueiras, há 40 anos, em que havia uma noção de que a mulher deveria ser igual ao homem e que essa igualdade devia passar também pelos hábitos tabágicos”, refere o radioncologista. “Embora essas campanhas já tenham terminado, os efeitos delas estão a chegar agora”, acrescenta.
O fumo passivo também foi abordado nesta entrevista, tendo o Dr. Paulo Costa alertado que este “afeta pessoas de todas as faixas etárias. Para além do cancro do pulmão, existem outras patologias igualmente importantes que também podem ser potenciadas e agravadas por ambientes poluídos pelo fumo do tabaco”.
Em termos preventivos, o especialista refere a importância dos “hábitos de vida saudáveis, entre eles uma alimentação regrada e a prática regular de exercício físico, e estar atento a sinais como tosse persistente e continuada ao longo de vários meses, expetoração com sangue ou dor no tórax”.
Se não teve oportunidade de ver a entrevista em direto, veja agora.